Chegou o Carnaval!

postado em 24 de fevereiro de 2017

Na hora de curtir a festa é importante redobrar a atenção com a saúde para evitar preocupações quando a folia acabar.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV.

Seja consciente e aproveite a festa com saúde.


Fonte: www.inca.gov.br
  • Assessoria Oncoleste

    A Oncoleste executa serviços de diagnóstico e tratamento do câncer no adulto, utilizando avançados processos de medicação específica e quimioterápica.

    Se você tem alguma dúvida, entre em contato clicando Aqui.